Dúvidas na hora de escrever? 5 dicas de ferramentas para te ajudar na produção de textos

Vanessa Forti
4 min readOct 20, 2020
pontos de interrogação

Todo mundo que trabalha no segmento da comunicação sabe que nossa língua é complexa e dúvidas surgem na hora de escrever, independente do grau de senioridade que você tem na função.

Praticamente toda minha trajetória profissional foi ligada à escrita. Revisão de textos, redação publicitária, de conteúdo, webwriting…

Por isso, pensando em compartilhar um pouquinho do que sei, reuni algumas das ferramentas que mais uso no meu dia a dia quando o assunto é língua portuguesa.

Já salva essas dicas aí no favoritos do seu navegador, pois tenho certeza que você não vai mais conseguir viver sem elas :)

Dúvida na hora de escrever uma palavra? Corre pro VOLP!

Como se escreve mesmo esta palavra? É com S, SS, C ou Ç? Será que tem acento? Hífen? Qual o plural? O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa pode te ajudar!

O VOLP é uma ferramenta disponível gratuitamente no site da Academia Brasileira de Letras e tem uma interface bem simples de uso.

É só digitar a palavra que precisa consultar no campo de busca e pronto. Se a palavra existir na nossa língua, vai aparecer nos resultados.

Agora não tem mais desculpa pra errar na ortografia, né?

página inicial do site do VOLP
Página do VOLP

Dicionários.cc: praticidade que chama

Tá aqui um dos sites que mais uso quando estou escrevendo algo.

O Dicionários.cc é uma ideia da Carolina Machado, do Revisão para quê, e do Bruno Fontes, e reúne várias ferramentas em um único lugar, como dicionários para consultar definições, pesquisa de antônimos e sinônimos, entre outras funções.

Nada melhor do que encontrar todas as informações juntinhas e não precisar abrir várias abas no navegador, né?

Página inicial do Dicionários.cc

Manual de Redação e Estilo do O Estado de São Paulo: polêmico

Tá aí uma indicação polêmica.

Nos meus tempos de revisão em agência de publicidade, o Manual de Redação e Estilo do O Estado de São Paulo era muito usado pelos meus colegas e confesso que me salvou muitas vezes quando precisava tomar uma decisão sob pressão, com a coleguinha do atendimento surtando atrás de mim pois o material precisava ser liberado naquele segundo…

Concordo que este material não substitui a gramática e um bom dicionário. É um guia que te traz respostas rápidas, de acordo com a forma que o Estadão utiliza as regras em suas publicações.

Mas em momentos de desespero, em que você precisa de uma resposta rápida tirada de uma fonte conhecida, não julgo o uso dele.

Eu tenho a versão impressa, mas é bem fácil achá-lo em PDF no Google.

A boa e velha gramática

Não tem jeito, se você trabalha com escrita precisa ter uma gramática sempre por perto. Se tiver mais de uma, melhor ainda.

Há várias gramáticas muito boas no mercado. A que mais uso é a Moderna Gramática Portuguesa, do Evanildo Bechara.

A versão on-line da Gramática Básica do Português Contemporâneo, do Celso Cunha também é ótima para uma pesquisa rápida e não tão complexa.

Versão on-line da gramática do Celso Cunha

Dicionário Analógico

Já tinha visto a versão impressa, mas confesso que descobri recentemente que existe uma versão on-line deste dicionário.

Sendo uma espécie de Tesauro, o Dicionário Analógico mostra as palavras agrupadas pela semelhança de ideias entre elas.

Quem nunca passou pela situação de querer dizer alguma coisa e não saber exatamente qual palavra usar?

Pronto, problema resolvido!

Exemplo da pesquisa para Compromisso no Dicionário Analógico

Agora me conta, qual destas dicas você achou mais interessante? Já conhecia alguma delas? Acha que faltou algo nesta lista? Fique à vontade pra comentar, vou adorar saber a opinião de vocês :D

Até mais!

--

--

Vanessa Forti

São Paulo, Brasil | UX Writer. Escrevendo sobre assuntos aleatórios aqui no Medium desde 2020. Instagram: @vanessa_forti